Controle Social


Para a Controladoria-Geral da União (CGU), cada cidadão possui fundamental importância na tarefa de participar da gestão e de exercer o controle social das políticas públicas e dos recursos nelas investidos. Com a ajuda da sociedade, será mais fácil controlar os gastos dos governos em todo Brasil. 

O controle social pressupõe a efetiva participação da sociedade, a partir de seus mais variados grupos, não só na fiscalização da aplicação dos recursos públicos como também na formulação e no acompanhamento da implementação de políticas públicas. Um controle social ativo e pulsante permite uma maior participação cidadã, o que contribui para a consolidação da democracia em nosso país.

Estimular o controle social implica incentivar a sociedade a participar da vida pública em todas as suas nuances, enfatizando o viver coletivo e a busca pelo bem-estar comum. É importante, então, que os governos estimulem e fortaleçam a participação de uma multiplicidade de atores na gestão pública, pluralizando as vozes no espaço público e possibilitando a construção de uma Administração mais eficiente, aberta e democrática.

Gestão

Saúde em Ação

Concurso de Curtas da CGU

Notícias

Nota de Esclarecimento – Fiscalização do Programa Bolsa Família

Relatórios de ações desenvolvidas em 2019 contemplam informações referentes ao cadastro de beneficiários e à verificação de compatibilidade de renda

CGU no Ceará conclui processo de desfazimento de bens

Prefeitura de Mombaça, município sorteado, retirou quatro veículos classificados como antieconômicos nos termos do Decreto nº 9373/2018

CGU na Bahia publica resultado do sorteio de bens para doação

Lotes incluem veículos, mobiliário em geral e aparelhos eletroeletrônicos