Institucional

Chefia

Troca de comando: novo superintendente da CGU Paraíba toma posse

publicado: 25/10/2019 14h09, última modificação: 25/10/2019 14h09
Severino Queiroz é auditor federal de Finanças e Controle desde 2002 e especialista em Controladoria Aplicada ao Setor Público
Troca de comando: novo superintendente da CGU Paraíba toma posse

Ministro da CGU prestigiou a posse do novo chefe ao lado de autoridades da CGU e do estado

Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (23), em João Pessoa (PB), o auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) Severino Queiroz tomou posse como novo superintendente da Unidade Regional da CGU na Paraíba. A cerimônia foi presidida pelo ministro da Controladoria, Wagner Rosário. 

Na ocasião, o ministro falou ainda sobre o papel essencial da CGU, que é o de desburocratizar o serviço público. “Existem dois erros que um auditor não pode cometer: o primeiro é confundir gestor com corrupto, pois quando você o faz, você destrói o gestor e as pessoas de bem que querem fazer parte do processo. O segundo erro que um auditor não pode cometer é confundir corrupto com gestor, pois passamos a atuar de forma errada, permitindo que os desvios aconteçam”, ressaltou. 

Em discurso, Severino Queiroz falou sobre o que espera diante desse novo desafio. “Nosso objetivo será voltado para a melhoria da qualidade do gasto público e ao incremento das ações de transparência pública, controle interno, ouvidoria e combate à corrupção. O intuito será o de evitar desvios, fraudes e desperdício do dinheiro público, inclusive articulando com órgãos parceiros como o Ministério Público Federal, Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Tribunais de Contas e Controladorias Estadual e Municipais, sempre buscando o melhor para a sociedade”, afirmou. 

Estiveram presentes na posse, autoridades do estado da Paraíba, dentre elas, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, além de secretários e servidores que trabalharam com Queiroz. 

Currículo 

Severino Souza de Queiroz é auditor federal de Finanças e Controle da CGU desde 2002, com lotação na CGU Regional Paraíba. Ele esteve recentemente à frente da Controladoria-Geral do Município de João Pessoa, órgão que o ajudou a estruturar e criar a carreira de auditor municipal. Queiroz também é especialista em Controladoria Aplicada ao Setor Público pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); em Gestão Pública, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB); e em Ministério Público, Ordem Jurídica e Cidadania, pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPE). Também é graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa, e em Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Matemática, pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana (PE).