Notícias

Evento

CGU realiza em Olinda (PE) o 1º Seminário Regional de Ouvidoria – Nordeste

publicado: 10/09/2019 17h40, última modificação: 11/09/2019 11h27
Tema desta edição é “Transformando Problemas Individuais em Soluções Coletivas”. A iniciativa busca promover um espaço de troca de boas práticas
CGU realiza em Olinda (PE) o 1º Seminário Regional de Ouvidoria – Nordeste

Ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias; superintendente da Regional, Fábio Araujo; secretária da SCGE-PE, Érika Lacet, e o diretor da OEI, Raphael Callou

A Controladoria-Geral da União (CGU) promove, nos dias 10 e 11 de setembro, em Olinda (PE), o 1º Seminário Regional de Ouvidoria – Nordeste. O evento, realizado em parceria com a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE-PE), é voltado para pessoas que trabalham com ouvidoria, acadêmicos e cidadãos interessados.

O tema desta edição é “Transformando Problemas Individuais em Soluções Coletivas”. A iniciativa busca promover um espaço de troca de boas práticas, garantindo que as ouvidorias reforcem o seu papel no combate à corrupção e no aprimoramento das políticas públicas.

>> Acompanhe a transmissão ao vivo

Na abertura, o ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias, ressaltou a importância da atuação em rede para o fortalecimento das ouvidorias e destacou o simbolismo da presença da governadora em exercício, Luciana Santos, posto que o comprometimento da alta direção é um dos pilares da boa governança. Por sua vez, a chefe do Executivo estadual afirmou que “as ouvidorias públicas são um símbolo da democracia e revelam-se forte instrumento de gestão para aprimoramento das políticas públicas”.

Também participaram da solenidade o superintendente da Unidade Regional da CGU, Fábio Araujo; a secretária da SCGE-PE, Érika Lacet, e o diretor da Organização Dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Raphael Callou. 

Agenda

Na data de hoje (10), estão programadas 18 palestras que abordam experiências na melhoria de serviços, na eficiência da gestão e no combate à corrupção por meio da participação e do controle social. A agenda inclui, ainda, o lançamento do III Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias; e do curso de pós-graduação em Ouvidoria Pública, desenvolvido pela CGU e a OEI, cuja as inscrições têm início em 16 de setembro. 

Nesta quarta-feira (11), acontecem oficinas relacionadas ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho; à simplificação e carta de serviços; à criação e implementação de ouvidorias municipais; à gestão da informação para a transparência; e ao tratamento de denúncias. 

Já na quinta-feira (12), após concluído o Seminário, está prevista a II Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias. O objetivo do encontro é compartilhar conhecimentos e experiências de outros estados e municípios, no intuito de integrar cada vez mais o trabalho e promover a expansão deste fórum. Os temas para debate incluem: a constituição do Conselho de Usuários de Serviços públicos; a melhoria dos instrumentos de proteção à denunciantes; e os avanços legislativos em defesa dos usuários de serviços públicos.