Notícias

Pacto

CGU e MPF firmam cooperação técnica para gestão integrada de recursos hídricos

publicado: 10/06/2019 08h20, última modificação: 11/06/2019 16h54
Parceria, assinada no Dia Mundial do Meio Ambiente, busca o intercâmbio de metodologias, experiências, informações e tecnologias relativas ao tema
CGU e MPF firmam cooperação técnica para gestão integrada de recursos hídricos

Documento, assinado pelo ministro da CGU, prevê a criação de ferramenta digital de compartilhamento de informações - Foto: Secom/PGR

A Controladoria-Geral da União (CGU) firmou, nessa quarta-feira (5), acordo de cooperação técnica com o Ministério Público Federal (MPF). A parceria busca o compartilhamento de metodologias, experiências e tecnologias, de forma a incrementar as ações relativas ao tema Gestão Integrada de Recursos Hídricos, por intermédio do Projeto Conexão Água. A data foi escolhida em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O documento foi assinado pelo ministro da CGU, Wagner Rosário; pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge; pelo coordenador-geral de Auditoria da Área de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (CGU), Marlos Moreira dos Santos; e pela gerente do Projeto Conexão Água (MPF), Sandra Akemi Shimada Kishi. 

>> Acesse a íntegra do acordo 

A cooperação prevê a criação de ferramenta digital de compartilhamento de informações. A CGU, com o acompanhamento do MPF, realizará entrevistas e monitoramento do banco de dados para avaliar a implementação de compliance na gestão integrada da água. O acordo também inclui o desenvolvimento de plano de trabalho para auditar, com fundamento em metodologia de avaliação de riscos, a atuação dos órgãos e entidades federais que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SINGREH). 

Conexão Água 

O Conexão Água, criado em 2015, é patrocinado pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF. O projeto tem como premissa a formação de uma rede dinâmica e colaborativa, que já conta com mais de 100 instituições parceiras, na qual representantes dos diversos setores da sociedade civil e do governo articulem ações que visem a melhoria da qualidade e da quantidade de água no Brasil; além da gestão eficiente, participativa e transparente dos recursos hídricos.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: , , ,