Auditoria e Fiscalização

Controle Interno

MTFC reúne órgãos do Sistema de Controle Interno do Executivo Federal

publicado: 21/06/2016 15h28, última modificação: 21/06/2016 17h05
Encontro teve como objetivo definir estratégia conjunta de atuação
Reunião - Sistema de Controle Interno do Executivo Federal

Órgãos terão acesso aos sistemas do Ministério da Transparência para utilização em suas próprias auditorias e padronização dos procedimentos operacionais - Foto: Ascom/MTFC

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), também conhecido como Controladoria-Geral da União, realizou, na última terça-feira (14), reunião com representantes dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. O encontro teve como objetivo definir estratégias conjuntas de atuação.

Na oportunidade, estiveram presentes representantes da Casa Civil, da Advocacia-Geral da União, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa. Durante a reunião, foram apresentados os sistemas utilizados pela Secretaria Federal de Controle (SFC) para a execução das auditorias (Sistema Ativa) e monitoramento das recomendações (Sistema Monitor).

As ferramentas permitem o acompanhamento online das recomendações realizadas no âmbito do controle interno, por meio das ações de auditoria e fiscalização. O Ministério da Transparência, como órgão central do Sistema de Controle Interno, disponibilizará aos demais órgãos o acesso a esses sistemas para utilização em suas próprias auditorias e padronização dos procedimentos operacionais.

Integração

Além da disponibilização dos sistemas, foi determinado encontro semestral para compartilhamento de informações e definição de ações integradas para aprimorar a atuação do Sistema de Controle Interno nos termos previstos pelo artigo 74 da Constituição Federal.