Ouvidoria


Uma ouvidoria pública  atua no diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados. A Ouvidoria-Geral da União, ligada à Controladoria-Geral da União (CGU), é responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões, solicitações de informação e pedidos de simplificação referentes a procedimentos e ações de agentes públicos, órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Para facilitar o contato com órgãos e entidades de todo o Governo Federal, a CGU desenvolveu o Sistema e-Ouv para recebimento e análise de manifestações da sociedade. Esta ferramenta funciona de forma integrada, pois permite escolher para qual órgão direcionar uma manifestação. É possível encaminhar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias à CGU e aos demais órgãos que utilizam o sistema. Nos outros casos, o sistema indica quais são os meios de contato disponíveis.

Visite, ainda, o Ouvidorias.gov

Sua manifestação não é uma denúncia, nem uma sugestão, reclamação, solicitação ou elogio?
Conheça as outras formas de entrar em contato

Destaques

Notícias - Ouvidoria

Código de Defesa do Usuário do Serviço Público entra em vigor em todo território nacional

Lei 13.460, já em vigor no âmbito federal, estadual e municipal, valerá também para municípios com menos de 100 mil habitantes a partir de 17 de junho

CGU participa do evento SESI Saúde Total em três estados

Objetivo é orientar os cidadãos sobre o papel das ouvidorias públicas e a importância da participação social

Decreto presidencial institui Rede Nacional de Ouvidorias

Objetivo é integrar ações desenvolvidas pelas unidades de ouvidoria dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios